Dados de Alvarães

Vista parcial de Alvarães.
Vista parcial de Alvarães.

Localização: 2ª Sub-Região – Re­gião do Triângulo Jutaí-Solimões-Juruá (Segundo a Seplan). Mesorregião Cen­tro-Amazonense, Microrregião de Tefé (Segundo o IBGE).
Área: 5.923,41 km².
Acesso: Via fluvial.
População absoluta: 14.088 hab. (CEN­SO IBGE, 2010) e 15.729 hab. (PNAD/IBGE, 2016).
Popula­ção relativa: 2,38 hab./km² (PNAD/IBGE, 2016).
Número de eleitores: 9.727 (TRE, 2016).
IDHM: 0,527 (baseado nos dados do CENSO de 2010).
PIB (R$): 90.962,00 (2013).

Histórico de Alvarães

A história do município se confunde com a de Tefé, que re­monta à aldeia fundada no fim do século XVII pelo jesuíta Samuel Fritz. Seguiram-se disputas entre espanhóis e portugueses, só se consolidando o domínio destes últimos sobre a região em 1790. Em fins de 1981, Tefé tinha sua estrutura administrativa definida com dois distritos: Tefé e Alvarães. Pela Emenda Constitucional n.° 12, de 10.12.1981, novos desmembramentos são determinados no território de Tefé, incluindo-se, entre eles, o do distrito de Al­varães, que passou a constituir município autônomo.

Economia de Alvarães

Setor Primário

  • Agricultura: desponta como base econômica do município. Os seus produtos de maior importância são: mandioca, feijão, ar­roz, batata-doce, milho, cana-de-açúcar, cacau, juta e malva.
  • Pecuária: encontra-se em franco desenvolvimento, repre­sentado principalmente pela criação de equinos, bovinos e suínos.
  • Pesca: a prática é artesanal para consumo local. Não con­corre para formação econômica do setor primário e nem gera divisão ao município. Há predominância de pirarucu, tambaqui, araçá-açu, pacu e sardinha.
  • Avicultura: praticada em moldes domésticos, com a pro­dução de carnes e ovos, destinada à subsistência familiar e consumo local.
  • Extrativismo Vegetal: atividade econômica produtiva da castanha sobre os demais produtos. Merecem registro a ex­portação da borracha e da madeira.

Setor Secundário

  • Indústria: padarias, extração de minérios (ouro e metais não ferrosos).

Setor Terciário

  • Comércio: é representado por estabelecimentos do tipo va­rejista e bancário.

Eventos Importantes de Alvarães

  • Festa do Espírito Santo – festa de caráter religioso (janeiro).
  • Festa em Honra ao padroeiro São Joaquim – festa religiosa com apresentação de grupos musicais (15 de agosto).

Pontos Turísticos de Alvarães

Praia de Nogueira, Reserva Mamirauá, praias ribeirinhas do rio Solimões, entre outros.