Quando se observa qualquer grupo social estável e de existência duradoura – seja a família, seja a Igreja, a escola ou uma empresa –, verifica-se que eles subsistem graças à existência de regras e procedimentos padronizados, cujo objetivo fundamental é manter a coesão interna do grupo e satisfazer certas necessidades da sociedade da qual ele faz parte.

As instituições sociais
  1. O que é instituição social
  2. Grupo social e instituição social
  3. Interdependência entre as instituições
  4. Principais tipos de instituição

As estruturas sociais estáveis (ou formas de organização) baseadas em regras e procedimentos padronizados, socialmente reconhecidos, aceitos, sancionados e seguidos pela sociedade são denominadas instituições sociais.

Assim, instituição é toda forma ou estrutura social instituída, constituída, sedimentada na sociedade. São os modos de pensar, de sentir e de agir que a pessoa, ao nascer, já encontra estabelecidos e cuja mudança se faz lentamente, muitas vezes com dificuldades. As instituições são formadas para atender a necessidades sociais de uma sociedade. Elas servem também de instrumento de regulação e controle das atividades dos membros dessa sociedade.

No estudo das instituições, dois aspectos devem ser levados em conta: as diferenças entre grupo e instituição e a interdependência entre as instituições.

COMPARTILHE

Faça seu comentário