Na sala de aula, professor e alunos estão em contato social, estabelecendo-se uma intercomunicação entre eles e também entre alunos e alunos. Ao aprenderem com o professor, o comportamento dos alunos sofre modificações. Também o professor se modifica: sua explicação da matéria é diferente de uma turma para outra, pois pode precisar se deter num ponto que para uma classe de alunos mostra-se mais difícil do que para outra; pode mesmo mudar de opinião após uma discussão em classe. Portanto, o professor influencia os alunos e é influenciado por eles. Dizemos, então, que existe entre professor e alunos uma interação social.

A convivência humana
  1. Sociabilidade e socialização
  2. Contatos sociais
  3. O isolamento social
  4. A importância da comunicação
  5. Interação social
  6. Processos sociais

O aspecto mais importante da interação social é que ela modifica o comportamento dos indivíduos envolvidos, como resultado do contato e da comunicação que se estabelecem entre eles. Desse modo, o simples contato físico não é suficiente para que haja interação social. Por exemplo, se alguém se senta ao lado de outra pessoa num ônibus mas não conversa com ela, não há interação social.

Os contatos sociais e a interação constituem condições indispensáveis à associação humana. Os indivíduos se socializam por meio dos contatos e da interação social.

A interação social pode ocorrer entre uma pessoa e outra, entre uma pessoa e um grupo ou entre um grupo e outro. Assim:

pessoa <——————————> pessoa
pessoa <——————————> grupo
grupo <——————————> grupo

A interação social supõe, assim, a existência de reciprocidade nas ações entre indivíduos. Entretanto, com o desenvolvimento dos meios de comunicação, novos tipos de contato social vêm se afirmando. Para explicá-los teoricamente, foi criado o conceito de interatividade.

Entende-se por interatividade a possibilidade de trocas simultâneas de informações e o acesso imediato a qualquer parte do mundo; ela traduz, particularmente, uma qualidade técnica das chamadas “máquinas inteligentes”.

Em seu livro Cibercultura (1997), Pierre Lévy se refere a diferentes tipos de interatividade, que vão da mensagem linear à mensagem participativa. A mensagem linear se dá por intermédio de meios de comunicação como a impressa, o rádio, a TV, o cinema e até as conferências eletrônicas.

A mensagem participativa, por sua vez, é aquela que utiliza dispositivos como os video games com um só participante, ou que envolve a comunicação em mundos virtuais, onde ocorre a troca de informações contínuas. O que caracteriza a interatividade é a possibilidade de transformar, ao mesmo tempo, os envolvidos na comunicação em emissores e receptores, produtores e consumidores de mensagens.

Relação social

Denomina-se relação social a forma assumida pela interação social em cada situação concreta. Assim, um professor tem um tipo de relação social com seus alunos, a relação pedagógica. Duas pessoas em uma operação de compra e venda estabelecem outro tipo de relação social, a relação comercial. As relações sociais podem ainda ser políticas, religiosas, culturais, familiares etc.

COMPARTILHE

1 COMENTÁRIO

  1. Hi, my name is Nicolas. I'm from the United States. I found this site very good to study philosophy. What did you guys think?

Faça seu comentário