Resumos de Livros

A grande arte é um livro de José Rubem Fonseca, considerado um grande romancista e roteirista brasileiro. Em suas obras o autor sempre faz retratos da violência urbana e luxúria, tem como personagens marginais, assassinos, prostitutas, que se misturam com advogados e delegados. Em A grande arte, não é diferente. O narrador personagem é Mandrake, um advogado que tem aspirações de detetive, considerado um solteirão mulherengo.

O trama de “A grande Arte se desenrola” a partir do assassinato de uma prostituta e sua amiga que foram marcadas com a letra “P” com uma faca na bochecha. Então neste romance policial, Mandrake tenta dissolver o mistério e anda sempre no lado sombrio da cidade. Esta obra foi publicada em 1983 e permaneceu durante meses na lista dos mais vestidos. Foi aclamada dentro e fora do Brasil.

Em 1991 ganhou uma adaptação para o cinema com a direção de Walter Salles. Rubem Fonseca é consagrado como um dos autores brasileiros contemporâneo mais original. Já ganhou prêmios como o Prémio de Camões. Antes de se dedicar a leitura ele seguiu carreira na polícia do Rio de Janeiro.

Resumo

O livro A grande arte se passa em grande parte no Rio de Janeiro, e está dividido em duas partes, sendo a segunda uma volta ao tempo que depois retorna para o presente. A linguagem coloquial, junto com análises psicológicas associadas a trama policial aparecem na obra.

A história começa com a prostituta Gisela que vai até o escritório de advocacia de Mandrake e seu sócio Wexler pedindo para que eles a defendam. Ela havia tentado chantagear Roberto Mitry, que faz parte de uma facção criminosa. Mandrake recusa o caso e a manda embora, e dois dias depois ela aparece morta com um “P” marcado em seu rosto, assim como sua amiga massagista Danusa, ambas mortas da mesma forma e com a marca no rosto.

Mandrake fica sabendo do envolvimento delas com Cila, que em seguida também aparece morta. Cila possuía duas amantes, entre elas Rosa Leitão. A filha de Rosa, Bebel, leva Mandrake até ela que diz não ter matado Cila, apesar da mágoa que possuía. Mandrake possui uma namorada, Ada, com quem sai para jantar e ao retornar ele é esfaqueado e ela estuprada com o cabo da faca. Por isso Mandrake jura vingança e começa a perseguir aqueles que fizeram isso com ele, além de tentar desvendar quem está por trás dos assassinatos.

COMPARTILHE