O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja Nacional) destinado às pessoas que não concluíram os estudos na idade adequada, registrou nesta edição, 1.573.862 inscritos. Do total, 301.583 são candidatos do Ensino Fundamental e 1.272.279 do Ensino Médio.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) divulgou na semana passada os locais de provas do Encceja Nacional 2017. Os candidatos devem acessar o Cartão de Confirmação da Inscrição para conferir as informações do Exame na página do participante .

As provas serão aplicadas no próximo domingo (19) em todas as unidades da federação, totalizando 564 municípios. As avaliações conterão 30 questões objetivas de conhecimentos gerais em ambas modalidades de ensino, porém, com nível de escolaridade correspondente.

Para adquirir o Certificado ou a Declaração de Proficiência, os participantes devem obter no mínimo 100 pontos em cada área de conhecimento aplicada na prova.

Confira os novos horários do Encceja:

Período matutino: Abertura dos portões às 8h; fechamento dos portões às 8h45; provas das 9h às 13h.

Período vespertino: Abertura dos portões às 14h30; fechamento dos portões às 15h15; provas das 15h30 às 20h30.

O Encceja é voltado para estudantes residentes no Brasil que desejam obter Certificação do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio. Para realizar o exame com o propósito de Certificação do Ensino Fundamental, é necessário possuir no mínimo 15 anos (até a data do exame). Para Certificação do Ensino Médio, a idade mínima exigida é 18 anos.

O exame oferece atendimento especializado, específico e pelo nome social (para participante travesti ou transexual que desejar tratamento pela sua identidade de gênero).

O Encceja PPL (Pessoas Privadas de Liberdade e Jovens sob medidas socioeducativas) será realizado nos dias 21 e 22 de novembro.

COMPARTILHE