Diariamente, nos deparamos com situações matemáticas que precisam ser solucionadas. Um exemplo é na divisão de uma pizza em família onde todos os familiares querem comer uma quantidade igual ou justa.

As frações foram criadas para resolver essas dificuldades. Seu nome vem do termo “fractus” em latim e significa “partido”. Podemos resumir frações em partes de um todo ou partes de um ou mais inteiros.

Conceito de Frações.

Mas somente a definição não deixa uma explicação clara para entendermos como as frações funcionam, vamos a um exemplo:

Marcos, Flávio e Pedro decidiram comprar uma nova bola de futebol, porem eles precisam dividir igualmente o valor para que ninguém pague a mais ou a menos. Nesse caso, temos o preço total da bola R$12,00 (doze reais) e cada um pagará uma parte de três (1/3 ou um terço). Logo cada um pagará 1/3 multiplicado por 12.

Exemplo de fração.

Exemplo de fração.

Para entender melhor sobre as operações envolvendo frações, leia nossa aula “Operações com Frações“.

Em uma fração, o termo superior é chamado de numerador, já o inferior é chamado denominador.

O numerador vale 12 e o denominador vale 3.

O numerador vale 12 e o denominador vale 3.

Abaixo estão alguns exemplos de frações e como são lidas, primeiro é lido o numerado e depois o denominador:

  • 1/2: Um meio ou metade;
  • 1/3: Um terço;
  • 3/4: Três quartos;
  • 6/5: Seis quintos;
  • 7/6: Sete sextos;
  • 9/7: Nove sétimos;
  • 1/8: Um oitavo;
  • 2/9: Dois nonos;
  • 5/10: Cinco décimos;
  • 10/12: Dez doze avos (denominadores maiores que 11 lemos numerador + denominador + avos, exceto centenas, milhares e demais);
  • 20/100: Vinte centésimos;
    1/1000: Um milésimo.

Simplificação de Frações

As frações podem muitas das vezes ser simplificadas em valores menos complicados. Para que isso seja possível, numerador e denominador precisam ter um divisor comum.
Para exemplificar, vamos recordar os múltiplos de 2 (2,4,6,8,10,12,14,16,…):

Simplificação de Frações.A simplificação basicamente divide numerador e denominador por um número que ambos tenham em comum, no exemplo acima as frações foram simplificadas sucessivamente por 2.
Percebemos então, que a fração 16/32, que parece complicada, pode ser simplificada até chegar ao número 2/4. E com um pouco mais de atenção, percebemos que ela ainda pode ser simplificada até se tornar 1/2 (um meio).

Tipos de Frações

Frações Aparentes: frações cujo numerador é múltiplo do denominador. Como exemplo nós temos a fração 4/2 (quatro meios).

Frações Mistas: frações cujo numerador é composto por um número inteiro e uma parte fracionária. Como exemplo nós temos o número 3 2/3 (três inteiros e dois terços).

Frações Próprias: frações cujo numerador é menor que o denominador, temos nesse caso um número menor que um inteiro. Como exemplo nós temos a fração 1/3 (um terço).

Frações Impróprias: frações cujo numerador é maior que o denominador, temos nesse caso um número maior que um inteiro. Esse tipo de fração pode ser transformado em fração mista. Como exemplo nós temos a fração 4/3 (quatro terço).

Frações Equivalentes: frações que possuem o mesmo valor, porém estão apresentadas de formas diferentes. Como exemplo nós temos as frações 2/4 e 4/8 (dois quartos e quatro oitavos).

Frações Irredutíveis: frações cujo resultado não pode mais ser simplificado. Como exemplo nós temos a fração 1/7 (um sétimo).

Existem ainda frações compostas, decimais, contínuas, algébricas e unitárias.

Por Alfredo Henrique,
Graduado em Engenharia Mecânica e Apaixonado por Exatas.

COMPARTILHE