Podemos apontar as seguintes causas dessa guerra: a concorrência econômica; as disputas coloniais; o crescimento dos movimentos nacionalistas, que objetivavam agrupar; sob um mesmo governo, povos que tivessem as mesmas raízes culturais; os conflitos entre Alemanha e França, que desejavam o domínio da região de Marrocos; a crise na Península Balcânica com a anexação da região da Bósnia-Herzegovina pela Áustria, ferindo os interesses nacionalistas da Sérvia e a “paz armada”, que assinalou a fase de paz em que os países europeus conviviam, só que desenvolvendo a produção de armas em grande escala, prevenindo-se contra uma possível guerra.

A Idade Contemporânea

Diante de tal situação, alguns países europeus se uniram em dois grupos distintos:

  • A Tríplice Aliança, formada por Alemanha, Império Austro-Húngaro e Itália;
  • A Tríplice Entente, formada por Inglaterra, França e Rússia.

O estopim da guerra foi o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do trono austríaco em Sarajevo, na Sérvia. O crime, praticado por um nacionalista sérvio, acabou servindo como pretexto para o início da Primeira Guerra Mundial, uma vez que a Sérvia era apoiada em seus anseios nacionalistas pela Rússia, e a Áustria queria hegemonia sobre a região. Por causa da política de alianças, um país foi declarando guerra ao outro, numa reação em cadeia.

Alianças Militares da Primeira Guerra Mundial.
Alianças Militares da Primeira Guerra Mundial.

A guerra desenvolveu-se em três fases:

  • de 1914 a 1915 houve a movimentação dos exércitos em conflitos;
  • de 1915 a 1917 ocorreu a guerra de trincheiras e a utilização de novos recursos militares como metralhadoras, avião e submarino;
  • de 1917 a 1918 houve a entrada dos Estados Unidos ao lado da Entente e saída da Rússia, que enfrentava a Revolução Socialista e teve de assinar um acordo de paz com a Alemanha.

A entrada dos Estados Unidos na guerra, dando apoio material à Inglaterra e à França, foi fundamental para que a Alemanha fosse derrotada e para o fim da guerra.

Com o fim da guerra, a Europa ficou arruinada e tornou-se um mercado dependente das exportações americanas, o que colaborou para que os Estados Unidos se tornassem o país mais rico e poderoso do mundo no pós-guerra.

Imagens da Primeira Guerra Mundial.
Imagens da Primeira Guerra Mundial.

Em 1919, foi assinado o Tratado de Versalhes, na França, pelos países vencedores e vencidos na guerra. À Alemanha foram impostas diversas restrições, entre elas o pagamento de uma indenização em dinheiro aos países vitoriosos e a redução de seu poderio militar. Ainda em 1919, a Conferência de Paz de Versalhes aprovou a criação da Liga das Nações, com sede em Genebra, na Suíça. Seu principal objetivo era assegurar a paz mundial. No entanto, revelou-se um organismo inoperante, pois não contava com a participação dos Estados Unidos, da União Soviética e da Alemanha.

COMPARTILHE