Os meios de comunicação são instrumentos que nos auxiliam a receber ou transmitir informação. Dessa maneira, eles ajudam-nos a comunicar uns com os outros. Assim como os transportes, os meios de comunicação também progrediram rapidamente. Hoje há muitos meios de se comunicar com conforto e saber tudo o que acontece pelo mundo.

Telefone e telefone móvel

Telefone e telefone móvel.
Telefone e telefone móvel.

O telefone é um meio de comunicação que transmite som. Ele foi inventado próximo ao ano de 1860 por António Meucci. Enquanto os telefones transmitem sons por meio de sinais eléctricos, o telefone móvel transmite som por meios de ondas eletromagnéticas, atualmente o telefone móvel ou smartphone, tem inúmeras utilidades e funções, coisas que não seriam capazes de fazer a mais ou menos 10 anos atrás e a cada dia é lançado no mercado novas tecnologias.

Televisão

Televisão.
Televisão.

A televisão é um meio de comunicação que transmite som e imagem. Ela consegue comunicar uma notícia a várias pessoas, ou seja, é um meio de grande abrangência. O primeiro programa de TV no Brasil aconteceu no dia 18 de setembro de 1950, e foi transmitido pela Rede Tupi.

Rádio

Rádio.
Rádio.

Embora inventado em 1896, foi somente depois da Primeira Guerra Mundial que o rádio se popularizou. Atualmente, o rádio é um dos meios de comunicação mais utilizados, porque é um instrumento de baixo custo e pequeno porte. O rádio é um aparelho que transmite som e que apresenta uma programação diversificada o que aumenta ainda mais o número de pessoas que escutam rádio.

Jornal

Jornal.
Jornal.

Os jornais ganharam força a partir da invenção da prensa móvel de Gutenberg. Eles são um meio de comunicação impresso e, apesar de longos anos de existência, continuam sendo uma das principais fontes de informação da sociedade atual. Geralmente é diário e aborda uma diversidade de temas como economia, desporto, política e cultura. Os jornais conseguem atingir um grande número de pessoas.

Revista

Revista.
Revista.

Assim como o jornal, a revista também é um meio impresso, só que enquanto o jornal possui matérias diversificadas para vários tipos de públicos, a revista geralmente possui sempre um tema central que atrai pessoas interessadas naquele assunto. A revista não é publicada todos os dia, a maioria das revistas são semanais e quinzenais. A primeira revista foi publicada no Brasil em 1860 e chamava-se “Revista Ilustrada”.

Carta

Carta.
Carta.

Carta é o elemento postal mais importante, constituído por algumas folhas de papel fechadas em um envelope, que é selado e enviado ao destinatário da mensagem através do serviço dos Correios. Atualmente a carta vem sendo substituída pelo e-mail que é a forma de correio eletrônico mais difundida no mundo, mas ainda há pessoas que pelo simples prazer de trocar correspondências físicas preferem utilizar o método da carta.

Internet

Internet.
Internet.

A Internet é uma rede de redes em escala mundial de milhões de computadores que permite o acesso a informações de todo tipo e transferência de dados. A Internet é um meio de comunicação hipermídia, ou seja, que aplica a multimídia (diversos meios simultaneamente, como escrita e audiovisual) em conjunto com a intertextualidade (caminhos não-lineares de leitura do texto).

COMPARTILHE

2 COMENTÁRIOS

Faça seu comentário