São vários os tipos de minerais importantes para o ser humano, como o carvão, o ferro, o ouro e muito outros. Mas, o que são minerais?

Minerais

Mineral é um elemento ou composto químico que aparece naturalmente na crosta terrestre, isto é, que faz parte da própria constituição da crosta terrestre.

Minerais.
Minerais.

Minério é um mineral, ou uma associação de minerais, que pode ser explorado do ponto de vista comercial. Exemplos: hematita, um dos minérios do qual se extrai o ferro; bauxita, minério de alumínio; pechblenda, um dos minérios de urânio etc.

Rochas

São agregados de minerais, de um só tipo ou de tipos diversos, que se formam naturalmente na crosta terrestre, compondo sua estrutura sólida. Devido às suas diferentes origens, as rochas foram divididas em três grandes tipos: as magmáticas ou ígneas, as sedimentares e as metamórficas.

Rochas magmáticas ou ígneas

São de formação muito antiga, tendo surgido do processo de resfriamento natural magma e, por isso, também são chamadas de magmáticas. Ao se resfriar, esse tipo de rocha forma cristais.

Rochas sedimentares

São formadas a partir da acumulação de detritos ou sedimentos derivados da desagregação de outras rochas ou da acumulação e decomposição de restos de seres vivos.

Rochas metamórficas

Originam-se das transformações ou metamorfoses ocorridas em outras rochas – tanto ígneas como sedimentares -, que foram submetidas à ação de altas pressões e temperaturas.

Diorito, uma rocha ígnea.
Diorito, uma rocha ígnea.

Arenito, exemplo de uma rocha sedimentar.
Arenito, exemplo de uma rocha sedimentar.

Quartzito, exemplo de rocha metamórfica.
Quartzito, exemplo de rocha metamórfica.
COMPARTILHE