O espaço vital para a sobrevivência humana é claramente delimitado. O geógrafo Gregoriev delimitou o estrato geográfico terrestre desde a litosfera (piso) até a estratosfera onde está a camada de ozônio (teto).

É esse intervalo estreito de 30 a 40 km o palco onde as sociedades humanas se organizam, se reproduzem e promovem grandes mudanças na natureza.

O objeto de preocupação da geografia de hoje é conhecer cada dia mais o ambiente natural de sobrevivência do homem, bem como entender o comportamento das sociedades humanas, suas relações com a natureza e suas relações socioeconômicas.

Para estudar melhor e entender as relações humanas com a natureza, precisamos perceber as diferentes paisagens que podem ser:

  • Naturais como: as florestas, as montanhas, os campos, as costas litorâneas etc.
  • Paisagens humanizadas resultantes do trabalho transformador do homem, como os campos agrícolas, áreas industriais, as cidades etc.

Desta forma, para sabermos a essência das diferentes paisagens, estudamos o Espaço Geográfico que nada mais é do que a paisagem na sua totalidade acrescida da sociedade.

O Espaço Geográfico é formado pelo resultado material acumulado das ações humanas através do tempo, em que as ações materiais de hoje lhe atribuem um dinamismo e uma funcionalidade.

A Terra, seus continentes, os espaços naturais e humanos: tudo isso é objeto de estudo da Geografia.
A Terra, seus continentes, os espaços naturais e humanos: tudo isso é objeto de estudo da Geografia.

Geografia: para que se estuda?

Para entender a organização da sociedade e a vida no espaço da nossa existência – porque, sem que nós percebamos, a geografia faz parte de nosso dia-a-dia, quando nos localizamos na cidade, planejamos uma viagem, passeamos até a casa de um amigo, seja na cidade ou na área rural -, analisamos o que produz uma cidade, quantos habitantes existem, qual a qualidade de vida, o número de empregos, que tipo de paisagem natural existe e como a sociedade a transformou para a sua sobrevivência, quais as agressões feitas contra a natureza, que tipo de clima, que tipo de vegetação natural predomina, que agricultura é praticada etc. Enfim, “o espaço geográfico é o espaço da existência dos homens” (I).

(I) Moreira, Rui – O que é geografia

COMPARTILHE

Faça seu comentário