O que é Biologia

A palavra biologia deriva de duas outras: bio, que significa vida, e logos, que significa estudo. Assim, a biologia significa “estudo da vida”.

A Biologia é uma ciência muito ampla, que se preocupa com o estudo de todos os seres vivos e procura compreender os mecanismos que regem a vida.

O estudo dessa ciência pode ser feito em vários níveis de organização dos seres vivos, desde o átomo até o das relações entre os seres vivos e o mundo não vivo, como resumido no esquema a seguir.

Esquema dos níveis de organização dos seres vivos.

A Biologia também procura explicar o aparecimento das primeiras formas vivas na Terra e como ocorreram, ao longo do tempo, as transformações que deram origem às formas existentes hoje no nosso planeta. Preocupa-se, portanto, com a origem e a evolução dos seres vivos. É importante observar que a evolução é um processo que continua a ocorrer nos dias de hoje.

Uma das áreas da Biologia, a Sistemática, preocupa-se justamente em compreender as relações evolutivas dos seres vivos, agrupando os que apresentam uma história evolutiva em comum. Também é alvo de estudos da Biologia a evolução do ser humano. Quando a espécie humana surgiu na Terra, suas atividades tinham pouco impacto no meio ambiente, mas à medida que foi evoluindo, passou a interferir cada vez mais no meio.

A evolução da espécie humana veio acompanhada de complexa evolução cultural e tecnológica, o que não aconteceu com outras espécies de seres vivos. Nenhuma outra espécie evoluiu de modo que produzisse conhecimentos. Somente o ser humano é capaz de desenvolver, por exemplo, técnicas de melhoramento genético de espécies de interesse comercial que visam à melhoria do cultivo e ao aproveitamento de animais e plantas.

O ser humano já interferiu e continua a interferir profundamente na natureza. Infelizmente, essa interferência tem trazido impactos ambientais cada vez mais preocupantes. A explosão populacional, associada ao aumento do consumo e ao mau uso dos recursos naturais, tem transformado perigosamente o nosso planeta. Produtos químicos lançados de modo indiscriminado no meio têm contaminado o solo, a água, o ar. Como resultado, estamos enfrentando muitos problemas ambientais críticos.

O conhecimento dos princípios biológicos pode ser a chave para a sobrevivência da espécie humana e, obviamente, da vida na Terra.

O entendimento dos princípios biológicos pode nos ajudar a lidar de modo mais inteligente com uma grande quantidade de temas relacionados com o nosso bem-estar. Podemos, por exemplo, cuidar de nossa saúde, adquirindo noções de nutrição e de higiene, desenvolvendo hábitos saudáveis, como o de não fumar e o de não usar outras drogas perniciosas; podemos entender o problema do lixo urbano e contribuir para a sua solução etc. Esses são alguns dos pontos que exemplificam a importância da Biologia em nosso dia a dia. O estudo da Biologia irá também nos mostrar a enorme diversidade de formas vivas que existe no nosso planeta e fazer com que venhamos a respeitar todas elas e nós mesmos.

Estudar Biologia nos ajuda a entender a importância de ter uma vida saudável.