Biografia de Adam de la Halle.Adam de la Halle (1237-1285) foi um trovador francês, também conhecido como Adam, o Corcunda. É considerado o precursor da comédia francesa.

Adam de la Halle nasceu em Arras, no norte da França, provavelmente em 1237. Revelava habilidades com as palavras e com a música desde a juventude. Mudou-se para Paris, onde aperfeiçoou seu talento em apresentações na corte francesa.

Em 1280 foi para a Itália, onde esteve a serviço de Roberto II, conde da Artois. Trabalhou também na corte de Carlos de Anjour, rei da Sicília e Nápoles. Em 1282, esteve em Pulla, província do antigo reino de Nápoles. Nessa época compôs “Le Jeu de Robim y Marion” (O Jogo de Robin e Marion) que foi considerada sua obra mestra. Sua obra foi o ponto de partida para a genuína ópera-cômica.

Adam de la Halle compôs os motetes – forma introduzida pela Ars Antiqua que consiste na apresentação simultânea de mais de um texto em cena. Halle desvincula a música do caráter religioso, comum na época. Seu trabalho é tido como o início da Ars Nova, estilo criado por Philippe de Vitry e Guillaume de Machaut.

A produção musical e literária de Adam compreende todas as correntes e gêneros existentes no final do século XIII. É um dos poucos músicos medievais conhecidos tanto por sua produção monofônica e polifônica. Fez dezenas de poemas e numerosas composições musicais, como os 16 rondós a três vozes e os 18 jogos partidos.

Entre os seus textos teatrais mais conhecidos destaca-se “A História de Griseldis”, considerada precursora das peças sérias sem a conotação religiosa da época.

Adam de la Halle faleceu em Nápoles, Itália, provavelmente em 1287.

FONTEeBiografia
COMPARTILHE