De acordo com MAXIMIANO (2006), administração é “O processo de tomar decisões sobre objetivos e utilização de recursos”.

O administrador deve possui três habilidades que são: técnicas, humanas e conceituais.

Habilidade Técnica

Segundo Andrade e Amboni (2007, p.11) habilidades técnicas: como a compreensão e o domínio das atividades que realiza, exigindo conhecimento especializado, habilidade, facilidade no uso das técnicas e do instrumento para as atividades que desenvolve.

Para Chiavenato (2007, p. 69) “É a habilidade de fazer coisas concretas e práticas, como desenhar um projeto, compor um cronograma, elaborar um programa de produção, entre outras”.

Habilidade Humana

Refere-se aos esforços, aptidões, capacidade para criar uma atmosfera de segurança e cooperação entre as pessoas em prol de um alcance comum. (ARAÚJO, 2007, p. 12).

O administrador trabalha com pessoas e equipes e faz uso delas para conseguir resultados através da liderança, comunicação, motivação e na construção de talentos. (CHIAVENATO, 2007, p. 70).

Habilidade Conceitual

Requer do administrador, saber direcionar a missão do negócio, a visão de futuro, os valores essenciais de sua empresa através de ideias globais, conceitos, valores e princípios que permitem saber onde se quer chegar (CHIAVENATO, 2007, P. 70).

COMPARTILHE